segunda-feira, 25 de abril de 2011

OBA!!

Pensa que delícia...
É niver da Marina (post abaixo) e eu também ganhei um presentão:
Olha só!
Depois de 1 ano sem fazer scrap "autoral" (existe isso?!...rs...), por causa da pós, da coluna, da inércia... blablabla blablabla... Então, depois desta abstinência, pirei total e estou num surto scrapístico tal que não fico mais de 1 dia sem fazer um LO.
Estou numa fase de mente colorida, quase hiperativa...rs...
E tenho que me controlar para continuar fazendo as coisinhas que uma pessoa adulta que se diz responsável precisa (tipo, esqueci que o prazo do IR é 6a...).
Mas, o melhor de tudo é que, além de ter me divertido muiiiito neste feriadão, fazendo scrap na companhia da minha Mami (que deu uma enrolada mas fez 2 páginas), ainda vou ganhar um kit com mais coisinhas fofas de scrap pra me divertir mais ainda... (Bem que eu comentei no FB que trocava minha cota de chocolates por papel de scrap... O coelhinho me ouviu!)
Adoro o tema moda que a Cyn propôs lá no SCRAPPLAYGROUND e eu logo pensei: agora eu participo! Adoro as brincadeiras do site, mas brincar pra mim é coisa séria (das mais sérias que conheço!), que eu gosto de curtir com calma... E assim foi!
Separei várias fotos, algumas delas para um LO com o título CHAMALEON (está no forno...), que revela meu estilo eclético, porque acho que mais importante que "estar na moda" é estar de bem com a vida, respeitando meu estado de espírito - mesmo quando ele não está dos melhores...rs... (fiz tb um LO sobre minha "sombra" pro SCRAP PRA CHAMAR DE MEU...)
As fotos deste LO são mais que queridas para mim, porque são de um dia que eu só saí de casa porque tinha 2 compromissos muito especiais... Encontrar (e, neste caso, CONHECER) pessoas que respeito, aprendi a gostar e admirar e quero muiiito bem!
Uma destas pessoas é a Lu, esta artista maravilhosa, com mãos de fada que, para mim, não faz bolsas... Ela costura sonhos!
Alça recicladas de sacola de uma loja daqui de Salvador...
Lu, querida, obrigada pela inspiração!
Fico feliz por estar tudo bem com sua família agora e por você ter voltado a costurar estes sonhos tão lindos que já estão me tirando do sério... N. Sra. do "cartão de crédito" que me ajude!!
Claro que o button da Goodies tb dá uma sorte...rs...
A você, obrigada pela visita e pela atenção!
Volto logo, porque tem muito assunto, muito scrap, muita Arteterapia, muita vida para compartilhar!
E você, o que tem feito de interessante?
Beijos e meu desejo de que sua vida esteja bemmm colorida também!

MARINA!!

Hoje o dia é todinho dela!
Alguém pode me falar como é que pode ser tão linda??
Juro que não posso com esta menina!
Se fosse boneca eu ia querer uma igualzinha...rs...
Marina, meu amor, você já é abençoada por ter nascido nesta família tão maravilhosa! Então, que Deus continue abençoando sua vida e que você brilhe cada vez mais, mostrando ao mundo como sua alma é iluminada.
Quer saber de quem ela é filha?
Desta fofa-querida que nem cabe em meu coração o amor todo que tenho por ela!
Ou seja, não tinha como não ser a menina mais "cute" do planeta!
Mamis, Vovó Soso, Papai Ro, Thi e toda a família linda, beija muito a Mia por mim, tá?!
Parabéns a todos vocês!!
E que a semana seja muito especial, porque a vida está cheia de motivos para celebrá-la a cada dia... Beijo!

domingo, 24 de abril de 2011

RECOMENDO: HOLANDA!!

Já é domingo de Páscoa...
Para algumas pessoas que conheço, é domingo de Páscoa sempre...
Cabral e Anete são um dos exemplos mais significativos do espírito de renovação, de superação, de conexão com a vida... "Meacabo" de orgulho!
Hoje, meu coração estará na Holanda, junto com estes meus Irmãos de Alma!
Anete, Cabral, meus Amores: YOU ROCK!!
A cada Pessoa Querida que passar por aqui,
FELIZ PÁSCOA,
FELIZ VIDA,
Hoje, Sempre!!
Que sejamos capazes de usufruir das infinitas possibilidades de renovação
que a vida nos proporciona...
Beijinhos com carinho e AXÉ,
Claudinha

Equipe Baiana da Cia Rodas no Salão representará o Brasil na Copa Mundial de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas na Holanda

Durante a semana santa, precisamente nos dias 23 e 24 de abril de 2011, atletas dançarinos de vários continentes se encontrarão nas pistas do Dutch Open and World Cup (Aberto e Copa Mundial da Holanda) de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas (DECR). A Copa Mundial da Holanda, que acontece todos os anos, na cidade de Boxmeer, localizada a duas horas de Amsterdam, é um evento muito requisitado, além de ser reconhecido pelo IPC (Comitê Paralímpico Internacional).

A equipe ainda foi convidada a se apresentar em um Festival de Dança, que será realizado na cidade de Évora, em Portugal. Assim, logo após o Campeonato em Boxmeer os dançarinos e sua técnica partirão para Portugal onde farão apresentação no dia 30 de abril.

Esta viagem para a competição conta com o patrocínio da PETROBRAS, a parceria da ACEB e apoios da Login Informática, Lognet Provedor, WS comunicação visual e Open Fitness.

A participação do Brasil no cenário internacional e mundial foi iniciada, no ano de 2004, pela dupla baiana de atletas dançarinos, Cabral & Anete – ele cadeirante e ela andante. Graças ao patrocínio da Petrobras, o Brasil pôde se fazer presente no Malta Open DanceSport Spetacular, no qual Cabral & Anete conquistaram o 1º lugar na categoria 4 danças latinas. De lá para cá, a dupla participou de mais duas edições do Malta Open (Ilha de Malta – Mediterrâneo) e a última delas levou mais uma dupla que conquistou também o 1º lugar; a Copa dos continentes (em St. Petersburgo – Rússia) e Campeonato Mundial (Minsk – Bielorússia). Além disso, a Cia teve a oportunidade de estrear seu 1º espetáculo – MPB Dança Espetacular – em Versailles, na França, e percorrer o Brasil levando esse trabalho.

Ações e participações como as supracitadas só foram possíveis, graças ao patrocínio da Petrobras e de parceiros que viabilizaram durante o ano a concretização e realização de treinos diários da equipe, além da efetivação de uma Escola de Dança (EDROS) gratuita, na qual surgem novos talentos para a Cia e geram novos praticantes da modalidade. Neste ano, a Cia Rodas no Salão já recebeu dois convites internacionais para estrear o novo espetáculo que está sendo montado.

Entretanto, a Associação Baiana de Dança em Cadeira de Rodas (ABDCR) não vive só de flores! Mesmo com um trabalho reconhecido no Brasil e no cenário internacional, a ABDCR, que agrega a Cia Rodas no Salão (CRS) e a Escola de Dança Rodas no Salão (EDROS) passa por dificuldades. A agenda de apresentações em mostras artísticas, festivais e campeonatos, muitas vezes dependem de financiador(es), tanto para o custeio de viagens, alimentação e hospedagem quanto para a realização do trabalho que é desenvolvido diariamente e ininterruptamente, que são os treinos e ensaios. A rotina dos competidores vai de atividades de condicionamento físico (musculação, pilates, ginástica artística, hidroginástica – que é indicada para cada tipo de corpo e deficiência) aos treinos que são realizados pelas manhãs e algumas tardes e perto de campeonatos e/ou apresentações, são acrescidas as tardes, algumas noites, além de fins de semana e feriados. O investimento contínuo para que tudo isso se realize é essencial ao longo do ano, mas nem sempre os atletas contam com essa continuidade de parceiros e patrocinadores.

Além da Copa Mundial na qual a dupla Cabral & Anete, Marcelo & Edy, juntamente com a professora e técnica Carine Pinheiro, se farão presentes representando o Brasil, a ABDCR tem na sua agenda deste ano, o X Campeonato Brasileiro de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas e a Mostra Nacional de Dança Artística, que será realizado em Santa Maria no Rio Grande do Sul, em setembro e a estréia do novo espetáculo prevista para novembro, na França.

No ano passado, a equipe da ABDCR não se fez presente no IX Campeonato Brasileiro, por falta de patrocínio, e este ano corre o mesmo risco para o X Campeonato Brasileiro, no qual a ABDCR tem pelo menos 04 duplas para as competições oficiais e 02 duplas que participarão do Open. Vale ressaltar que a participação no Campeonato Brasileiro deste ano fornecerá elegibilidade à dupla Cabral e Anete para concorrer à vaga no Campeonato Mundial de 2012.

É a Bahia levando o seu nome para o Brasil e do Brasil para o Mundo, por meio da Dança Esportiva/Artística em Cadeira de Rodas!

Contatos com os coordenadores da ABDCR - CRS:

Cabral – cabralssa@gmail.com (71) 8859-2858

Anete Cruz – anetecruzssa@gmail.com (71) 8853-5828

sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIA DO ARTETERAPEUTA

Meu post hoje seria sobre o quanto e como a Arteterapia fez de mim quem sou hoje... Mas, meu post confessional pode esperar! Passo a palavra a quem me inspirou nesta bela, intensa e profunda jornada, a Arteterapauta, Psicóloga e Coordenadora da minha pós graduação, CARLA MACIEL:
Dia 18.04.2009, ao ouví-la pela 1a vez,
pressenti que nosso convívio e a Arteterapia transformariam minha vida.
E assim tem sido... E que assim seja!
Que a Páscoa para você seja o início da renovação!
O ARTETERAPEUTA: FACILITANDO OS CAMINHOS EXPRESSIVOS DA ALMA
(Carla Maciel*)
Dia 22 de abril, agora também Dia do Arteterapeuta.
"Após longo período de inconsciência, resistência e rigidez do modelo patriarcal vigente, é chegada a hora de reverenciarmos e comemorarmos o poder e a autenticidade do trabalho terapêutico com a arte.
Na sociedade contemporânea ocidental, com seus desequilíbrios e valores invertidos, somos constantemente instigados a trocar a possibilidade do novo pelo conforto e segurança do conhecido. Embotamos nossos impulsos primitivos, inibimos a fluidez entre opostos, engessamos o corpo, abandonamos o nosso rico repertório de potencialidade em prol de uma existência “normótica” e socialmente aceitável e calamos assim, disfarçadamente, a voz da nossa alma.
Quanto mais rígidos e inflexíveis, maior (e menos negociável) é a dissociação interna. Os sintomas físicos e emocionais, expressões diretas de desordem e conflito, se multiplicam como genuínos apelos à autoregulação da psique. A rota em direção à saúde psíquica, que pressupõe a integração e completude, no sentido de tornar-se inteiro ou indiviso, nos leva à necessidade, mais que urgente, de encontrar formas e espaços de expressão da subjetividade.
Os conteúdos psíquicos se expressam de forma imagética e a arte apresenta-se como uma das vias mais ricas e prazerosas de se acessar esse universo simbólico. Logo, encontramos na Arteterapia um caminho para que seja possível materializar essas imagens internas, que quando passíveis de confronto, elaboração e integração, nos movimentam para uma vida mais autêntica, plena e harmônica. Cabe ao arteterapeuta o papel de testemunhar e acompanhar a jornada heróica em busca da realização do si-mesmo (Self), incentivando e facilitando no cliente o resgate do tesouro perdido nas instâncias sombrias da psique: seu potencial criativo. Criando formas e corporificando símbolos, o indivíduo se recria, reconstruindo a sua autoestima e autonomia, tornando-se agente transformador da sua realidade interna e externa. O arteterapeuta é o catalisador e mediador desse processo, aquele que germina o desenvolvimento de potencialidades latentes e testemunha o florescer de novas condutas e padrões de funcionamento. Ao facilitar os caminhos expressivos, o arteterapeuta possibilita reverter vivências dolorosas, e muitas vezes traumatizantes, em experiências psiquicamente suportáveis e unificadoras.
Ser arteterapeuta é estar disposto a “ouvir” o que simbolicamente é produzido no encontro, abandonando seus julgamentos e enxergando o belo na originalidade e singularidade de cada expressão. É necessário, para tanto, atentar-se para a qualidade da presença no setting terapêutico, que exige sobretudo o distanciamento de todo conhecimento teórico adquirido, assim como desprender-se dos limites e controles do ego e confiar na intuição, abrindo espaço para o criativo e deixando que a alma assuma a cena, com a certeza de que ambas as partes sairão transformadas, pois, apoiados na idéia da sincronicidade, sabemos que ninguém chega por acaso ao nosso encontro.
Para que equívocos sejam evitados nessa profissão, faz-se necessário desvencilhar-se da armadilha da inflação do ego, que, nesse estágio, acredita que ocupa o lugar do saber sobre o outro, nutrindo a ilusão de que tem o poder e o controle sobre a vida do seu paciente. Outro grande risco recai sobre as interpretações baseadas unicamente em códigos pré-estabelecidos de significados, que negligenciam a particularidade de cada sujeito como caminho essencial para uma leitura legítima e menos passível de erro.
Buscar o autoconhecimento através de um processo terapêutico, ou seja, estar em dia com as suas próprias imagens internas é requisito fundamental para o arteterapeuta. O mito de Quíron, personagem da mitologia grega que sofria de uma ferida incurável e que encontra no seu sofrimento a ressonância capaz de fazê-lo se sensibilizar com o sofrimento alheio, desenvolvendo a arte da cura, nos permite compreender que reconhecer e acolher a nossa própria ferida a transforma e nos possibilita lidar com a ferida do outro. Lembremos que o terapeuta só pode levar o seu cliente até onde ele já esteve e que o mesmo só conseguirá desbloquear a criatividade no outro se estiver exercitando-a em sua própria vida, buscando um constante aprimoramento.
Arteterapeutas são legítimos “curadores” de grandes “exposições”... curadores, sim, enquanto facilitadores de significativas exposições de auto-retratos da psique. Eles coordenam o “museu” da alma, no sentido original da palavra museion, a verdadeira “casa das musas”, onde ambos, cliente e terapeuta, se inebriam e se comovem com tamanha beleza e inspiração..."
*Carla Maciel é psicóloga, psicoterapeuta junguiana e especialista em Arteterapia pela Universidade Denis Diderot Paris VII – França. Atualmente é professora, supervisora e coordenadora da Pós-Graduação em Arteterapia Junguiana do Instituto Junguiano da Bahia.
Obrigada pela visita!
FELIZ PÁSCOA,
FELIZ VIDA!
Beijos,
Claudinha

terça-feira, 19 de abril de 2011

CONVITE!

Homenagem à minha turma de Arteterapia: nossa roda de Danças Circulares
(11.09.2009)

CELEBRAÇÃO DA

LUA CHEIA DO OUTONO E A PÁSCOA

Com as Danças Circulares Sagradas

20 de Abril / 2011

4ª. Feira, das 20:00 às 21:30

Aberta ao Público

(Levar 1 kilo de alimento não perecível para ser doado a uma instituição que cuida de crianças. Sugestão: feijão, fubá de milho, massas)

Facilitadora: Sirlene Barreto

Através de Danças e Cantos tradicionais de vários povos do mundo, vamos Celebrar a Lua Cheia do Outono e a Páscoa, momento de renovação e renascimento, onde deixamos ir aquilo que não nos serve mais.

Venha, traga os amigos e a família!!

LOCAL: CASA DE YOGA

Alameda dos Eucaliptos, 56 – Caminho das Árvores

Salvador / Bahia

(Ref.: Após o Shopping Iguatemi, sobe a ladeira ao lado do Banco Itau e do Centro Empresarial Iguatemi.

A Casa de Yoga é branca e fica no alto da ladeira)

ENCONTRO NAS OUTRAS ESTAÇÕES - PROGRAME-SE!!

- INVERNO: 13 de Julho

- PRIMAVERA: 14 de Setembro

- VERÃO: 14 de Dezembro

sábado, 16 de abril de 2011

RECOMENDO!

Na falta de políticas públicas, resta-nos aplaudir e colaborar com as iniciativas de quem cuida da Terra como se estivesse cuidando da sua própria casa (até porque ela É nossa casa).
Mesmo que você não tenha interesse em adoção ou não queira / não possa comer deliciosas tortas, divulgue e/ou compareça e faça sua doação de rações, medicações, produtos de limpeza, jornais, materiais de construção e artigos semi-novos para bazar.
São 400 "rabinhos" precisando da nossa ajuda!!
Aqui, dias 16 (HOJE) e 30 de abril:
E aqui, amanhã, domingo, dia 17:

Obrigada pela atenção! Um maravilhoso fim de semana!!
Agora, deixa eu correr, porque tenho aula...rs...

Beijo, fui...

quinta-feira, 14 de abril de 2011

TAKE A MUSIC 1...

Oi!!
Só ia postar esta página sábado, porque vai ser meu último dia de aula na pós e queria fazer um looongo post sobre esta linda jornada que está fechando mais um ciclo nesta vida...
Mas, como fiz ele rapidinho ontem à noite, inspirada num desafio que descobri no blog da Regi, vou colocar logo aqui:
Clique na imagem para ampliá-la!
O sketch é da queridona Sil Piercing para uma brincadeira do YUMMYS. Amei tanto ele que vou fazer vários LOs... As fotos já estão até reveladas! Ou seja, o surto scrapístico não passou... Thanks, God!!
Sketch da Sil Piercing
O desafio TAKE A MUSIC 1 foi inspirado na música tema do filme A NOVIÇA REBELDE...
Escolhi a frase "MY HEART WANTS TO BEAT LIKE WINGS OF THE BIRDS" (meu coração quer bater como as asas dos pássaros) como inspiração, por causa da vivência fantástica que experienciei na nossa última aula em março. Voltei ao passado, resgatei e acolhi inúmeras questões... Ressurgi das cinzas (como diz minha querida Taninha, do belíssimo ROXO VIOLETA) com muita vontade de alçar novos e belos vôos...
Este é mais um momento em que a vida me proporciona a oportunidade de levantar vôo e, graças a Deus, eles têm sido conduzidos pelo meu coração...
Neste LO o journaling (texto) fica guardadinho embaixo das fotos (bolsinho amarelo).
Na primeira foto: Rosa, Janice e eu.
Papéis Goodies e Cosmo Cricket; carimbos Goodies; chipboards Maya Road; rotulador e umas costurinhas a mão... ADORO!
Agora, deixa eu voltar ao TCC, porque ainda tenho muitas coisinhas para fazer para levar sábado...rs... Surpresinhas para Anjinhos queridos! Ai, ai... AMO MUITO!!
Como prometi a mim mesma, continuo investindo meu tempo e energia no que me dá prazer. (claro que sempre é possível, nem dá pra fazer só o que queremos...). Explorar minha criatividade me enche de ânimo, entusiasmo e, segundo minha terapeuta, estou transbordando vitalidade - apesar da canseira...rs...
E você, o que tem feito de interessante? O que tem enchido sua vida de alegria?
Está esperando o que?
Beijos com carinho,
Claudinha

terça-feira, 5 de abril de 2011

THANKS, GOD...

Hummm...
E agora, por onde começar?
É sempre a mesma pergunta!
"Pelo começo..."
Respostinha que nunca me satisfaz...
Vai se saber onde é mesmo o começo?
AFFFF, tendências filosóficas hoje? "Comassim"?!
Vamos de novo...rs...
Uma semana de recreio! E loucura...rs...
Isso mesmo: uma semana fazendo o que o coração pede e a alma manda!
Não que não goste do que tenho feito... Amo estudar, amo aprender coisas novas e não tinha a menor necessidade, no sentido estrito da palavra, de ter me metido em mais uma formação, em mais uma especialização.
Resolvi fazer Arteterapia por uma necessidade da alma!
Primeiro por intuição de que seria este o caminho.
Depois de ouvir a aula inaugural de Carla (Maciel), por absoluta convicção!
Convicção mais que confirmada nestes 2 anos de curso.
É que, por mais que eu goste de estudar. Estudar é bom, mas a necessidade de produção acadêmica tornou-se cansativa.
Nos últimos tempos estava muito cansada de tentar fazer com que várias letrinhas juntas fizessem algum sentido...rs...
Muito cansada deste meu nível de exigência besta...
Deste meu perfeccionismo, que é um atraso de vida na maioria das vezes...
Aí, nem acreitei no que fiz...
Falei pra minha coordenadora que minha alma estava pedindo pra fazer scrap e ela respondeu: "Que maravilha! Viva isso com a entrega e profundidade próprias a este momento!"
Sabe, tive ótimos professores pela vida, mas juro que se tivesse tido mais "Carlas" na minha vida de estudante, teria me tornado uma pessoa muiiiito melhor!
Por isso acho que a melhor forma de começar este post é com esta palavra:
GRATIDÃO!!
Papéis Goodies, SEMPRE!
Pela sensibilidade, delicadeza e generosidade desta pró querida, que com sua amorosidade e abertura permitiu que eu desfrutasse de uma das melhores semanas da minha vida - sem exagero!
Pode parecer loucura, mas entregar-se ao que dá prazer não é tarefa fácil nesta vidinha corrida. E não foi fácil... Porque tem coisas que simplesmente não dá para adiar.
Daí, como a vontade coincidiu com a semana de aniversário de 6 anos do SCRAPDIARY, para dar conta de participar da maratona de desafios tive que dormir às 2h da madrugada todos os dias da semana passada...
Estou um caco, cheia de olheiras, mas muito, muito feliz! (me recuso a ilustrar esta frase...rs...)
Feliz porque voltei a fazer scrap após 1 ano parada...
Feliz porque fiz scrap de um jeito diferente...
(Sem amarras, sem grilos, sem autojulgamento...)
Feliz porque me viciei em fazer ATCs... Viu, Adliz?!
LO com ATCs dos 5 elementos da natureza... (falta o journaling)
Feliz porque mergulhei fundo nas minhas questões atuais para fazer a riqueza que foi a CÁPSULA DO TEMPO proposta pelas "foufas" Cá e Dan...
Aqui a capsula na embalagem que será aberta em 2016...
Feliz porque ri e me emocionei muito olhando minhas páginas antigas pra participar do REFAZENDO da Thati...
Aqui é a versão atual de uma das minhas 1a páginas - depois mostro a antiga!
Feliz enquanto acreditei que Marido ia fazer sua 2a página de scrap pro DESAFIO DOS PATRÕES... (e p... da vida quando percebi que não ia rolar... HUMPF!...rs...)
Feliz com cada novo cartãozinho que fiz pro desafio 1 CARTÃO POR DIA da Dan... (depois mostro TODOS aqui!)
Feliz com o LO dos SONHOS que fiz com foto do Bob, contando meu sonho de que todo cãozinho tenha uma família pra fazer feliz... (vou fazer um post só pra ele, espere um pouquinho só, viu?!)
Feliz por usar a foto que amo no desafio FOTO + SCRAP, da Thaminha... E por ser um Lo clean...
Foto especial+moldura preta+papel branco+título de 1 palavra+texto a mão+foto em evidência
Feliz por ter admitido meu limite e, apesar de sentida, deixei para fazer um lift do LO da Megui depois, com o tempo que ele requer e merece...
Feliz porque ainda não acabou porque, como perdi a aula online da Luzinha, vou fazer o Lo dela no crop de 5a!
Feliz porque, além do presente que foi esta semana, ainda fui sorteada pela Adliz com um kit de coisinhas de scrap + Guia do Scrapbooking!!
Feliz porque, acima de tudo convivi e compartilhei tudo isso com mulheres fantásticas, criativas, inspiradas e inspiradoras, cheias de vida! Mulheres que amam a vida, as pessoas a sua volta, e expressam todo este amor através da arte.
Feliz, porque confirmo a cada dia que a arte, por si só, já é terapêutica!
E aí, quero terminar com a palavra que comecei... GRATIDÃO!
Papéis + carimbo + transparência Goodies
Obrigada a Deus por eu não ter pifado... (Só um pouquinho...rs...)
Obrigada a todos que tornaram possível a loucura e a delícia que foi esta jornada!
Obrigada às DTs do SD e às scrapfriends, companheiras de correria e festança! Pelo carinho, incentivo e companhia!!
E você, tem se permitido ser feliz, ou tem adiado sua felicidade por mais alguns dias?
Tem se jogado na vida? Está esperando o que?
Beijos e obrigada pela visitinha!
(Depois volto mostrando um pouco mais de alguns desafios.) Fui...